INOVCIRCOLIVE
Inovação e Circularidade no Setor Oleíca
Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (PT)
PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, S.A. (PT)
Instituto Politécnico de Beja (PT)
Instituto Politécnico de Portalegre / Escola Superior Agrária de Elvas (PT)
Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Baixo Alentejo e Litoral (PT)
Torre das Figueiras, Sociedade Agrícola Lda. (PT)
Centro de estudos e promoção do azeite do Alentejo (PT)
Olivais Do Sul, Sociedade Agro-Pecuária Lda. (PT)
Problemática: A produção de azeite gera grandes volumes de excedentes orgânicos, como bagaço de azeitona, folhas e restos de poda, que, sem uma gestão e processo de escoamento eficientes, podem impactar negativamente o ambiente. O setor oleícola precisa de soluções inovadoras para transformar estes resíduos em recursos valiosos, promovendo uma bioeconomia circular e reduzindo a pressão sobre os recursos naturais.
Objetivo: O INOVCIRCOLIVE valoriza os excedentes da produção de azeite, transformando-os em fertilizantes orgânicos e outros produtos de valor acrescentado. O projeto promove a sustentabilidade no setor agrícola, incentivando práticas de economia circular e o aproveitamento eficiente dos recursos naturais.
Atividades Chave: Para promover a adoção de práticas sustentáveis e envolver produtores, o INOVCIRCOLIVE caracteriza a compostagem dos materiais excedentes, testa fertilizantes em diferentes culturas e a monitoriza os seus impactos. Além disso, desenvolve substratos para viveiros e avalia a presença de microrganismos benéficos.
Mais informações em https://www.inovcircolive.uevora.pt/
Saiba mais sobre o Plano de Recuperação e Resiliência em https://recuperarportugal.gov.pt/